Regras básicas

Num jogo de cartas de verdade, pode-se jogar entre 2 até 10 pessoas. Nos jogos online, como os que estão neste site, são 4 jogadores na partida, incluindo você. O baralho possui 108 cartas dividas em 4 cores: azul, amarela, vermelha e verde. Serão divididas as cartas, 7 para cada um e uma carta vai para o centro de forma aleatória para que tudo se inicie.

O jogador que iniciar a partida precisa ter a mesma cor da carta que está no centro, um coringa ou ao menos ter o mesmo número. Caso o jogador não tenha sorte ele terá que comprar uma carta do monte e tentar uma das possibilidades citadas anteriormente. Se mesmo assim der azar, ele acabará perdendo a vez na rodada, passando a vez ao segundo jogador e de quebra ganha uma carta do monte. o segundo jogador seguirá as mesmas regras citadas para o primeiro, e assim o jogo segue, até o final, passando pelo terceiro e quarto jogador (se você estiver jogando Uno com cartas reais, as regras são as mesmas adaptando ao número de jogadores que a mesa possuir).

Quando as cartas do monte de compra acabarem, deve-se embaralhar as cartas do monte onde são jogadas as cartas e seguir normalmente as rodadas até o final da partida.

O objetivo do jogo. Quem vence?

Para vencer, o jogador precisa ficar sem nenhuma carta nas mãos, parece fácil falando assim, mas na verdade é muito díficil, você precisa jogar bem e praticar para ganhar ou ter a tão famosa, sorte de principiante.

Lembre-se: Quando sobrar 2 cartas na mão, fique atento! A próxima carta que jogar (ou seja, a penúltima, sobrando só uma em sua mão) é obrigatório falar em voz alta (não precisa gritar como no Truco) “UNO”. Caso não faça, você pode ser penalizado comprando 2 cartas, caso os jogadores a sua volta perceberem o erro, por isso, preste atenção!

Outro jeito de acabar um jogo é, ao fim da partida (quando um jogador estiver sem nenhuma carta) os outros membros da partida mostram as cartas restantes e os pontos serão computados ao vencedor da partida. Vence aquele que chegar primeiro aos 500

pontos.

A contagem dos pontos por cartas, deve seguir conforme abaixo:

- As Cartas de valor númerico de 0 a 9 possuem o mesmo valor do número que está marcado nela;
- +2, inverter e pular (bloqueio) – 20 pontos;
- Curinga e Curinga +4 – 50 pontos.

Cartas especiais

Cartas do baralho de Uno

Nome das cartas na ordem da imagem: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, Bloqueio ou pular, Inverter, +2, curinga +4, curinga, verso das cartas.

Além das cartas normais com números, o baralho possui outras cartas que ajudam ou atrapalham, cada uma produz um efeito diferente e podem mudar o curso da partida, são elas:

+2 – A carta que possui o símbolo de +2 serve para que o próximo jogador pegue duas cartas do monte e passe a vez ao próximo.

Inversão – Se o jogo estiver acontecendo no sentido horário, e está carta for jogada, o jogo passa a ocorrer no sentido anti-horário.

Bloqueio ou Pular - O próximo a jogar perde a vez na rodada.

Curinga – Uma carta muito versátil. Ela pode ser jogada em qualquer momento da partida, independente de qualquer coisa. Quando jogada, serve para o jogador escolher qual cor contínua o jogo (verde, amarelo, vermelho ou azul).

Curinga +4 – Assim como o Curinga normal, faz o jogador escolher qual cor continua o jogo, além de fazer com que o próximo jogador pegue 4 cartas do monte e perde a vez na rodada. Está carta não pode ser jogada em qualquer momento da partida, só deve ser usada quando a pessoa que está jogando não possuir outra carta para usar, caso contrário, pode ser penalizada. Se alguém tentar começar um novo jogo tentando usa-la, deve-se devolver a carta ao baralho.

Como jogar Uno em Vídeo

Se preferir, pode assistir ao vídeo abaixo ensinando passo-a-passo como se joga Uno. Primeiro, há uma explicação com slides, após, é mostrada uma partida para que você aprenda visualizando o jogo, vale a pena assistir.

 

__

Fonte das regras e informações aqui presentes: Wikipédia e Scribd.com